Ômega-3: onde encontrar além dos peixes?

Ômega-3: onde encontrar além dos peixes?

Ácidos graxos ômega-3 compõem uma família de gorduras muito associadas à boa saúde. Um deles, o ALA – ácido alfa-linolênico – é essencial para nós. Ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo e, portanto, deve ser obtido por meio da dieta.

Populares na forma de cápsulas e facilmente encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais, as gorduras ômega-3 também são achadas em peixes, como salmão e sardinha (alimentos pouco frequentes na mesa dos brasileiros), além de óleos vegetais, oleaginosas e linhaça. 

São vários os benefícios associados ao consumo adequado de ômega-3: , redução de processos inflamatórios, … Essa gordura também tem ação importante nas funções cognitivas, na saúde ocular e na – por isso, certamente você já ouviu falar que deve consumi-los com frequência. 

A , por exemplo, recomenda consumo de 0,5 a 2g de ômega-3 por dia, quantidade encontrada em 1 posta de salmão selvagem. 

BUSCA DE MEDICAMENTOS

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Preciso comer salmão todos os dias para ter ômega-3 na dieta?

Felizmente não. O é um peixe pouco acessível aqui no Brasil, principalmente devido ao custo elevado. 

Além disso, a quantidade de ômega-3 presente no peixe depende da forma como foi criado: para que o salmão de cativeiro ofereça o nutriente, ele deve receber ração que contenha ômega-3.

Já o salmão selvagem, natural de regiões de águas frias como o Alasca, armazena essa gordura a partir do consumo de crustáceos, algas e fitoplâncton. No entanto, esse tipo de salmão é ainda menos disponível por aqui.

Compartilhe essa matéria via:

Sendo assim, buscar outras fontes de ômega-3 pode ser necessário para atingir as recomendações das sociedades médicas. 

Existe associação entre ômega-3 e redução de risco de desenvolver câncer. Há pouco tempo,   analisou a relação entre o consumo de peixes enlatados (atum, cavala e sardinha) com o risco de câncer colorretal.